visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

terça-feira, janeiro 29, 2008

toots thielemans

ouvi esse sopro, no último final de semana ...
belga nascido baron jean-baptiste frédéric isidor thielemans, em bruxelas, em 1922, adotou como um hobby, ainda criança, o acordeon.
aos dezesseis anos, depois de ouvir ray ventura assumiu a harmônica, que iria consagrar toots thielermans, definitivamente .

a segunda guerra truncou sua vida obrigando-o a fugir com a família para a frança mas, em 1941, voltou à bélgica.
ganhou notoriedade como violonista, mesmo sendo mundialmente conhecido por sua performance com a gaita de boca. certa ocasião, tendo ganho numa aposta, um violão, aprendeu a tocar o instrumento tornando-se autodidata.
nas décadas de 40/50 tocou com sidney bechet, charlie parker, miles davis, max roach, benny goodman e outros.
em 1954 radicou-se nos estados unidos tornando-se membro do charlie parker's all stars, integrou o george shearing quintet e formou seu próprio grupo.
na década de 60 tornou-se famoso também na europa e, através de bluesette, sua mais importante composição passou a ser uma lenda do jazz.
toots tocou com nomes como george shearing, ella fitzgerald, elis regina, sivuca, quincy jones, bill evans, jaco pastorius, pat metheny, joão bosco, paul simon, oscar peterson, astrud gilberto, zoot sims, michel legrand, billy joel ... além de compôr trilhas sonoras para cinema e tv, tocou em festivais como monterrey, e montreux, e mantém uma produtiva colaboração com quincy jones em diversos discos e trilhas para filmes como a de midnight cowboy e cinderella liberty.
sua habilidade como assobiador profissional levou-o a gravar trilhas sonoras, principalmente para comerciais de tv utilizando esta habilidade.
na década de 90 toots embarcou em projetos temáticos sobre world music e, em 1998, lançou o álbum chez toots, que incluía o tema les moulins de mon coeur, com a participação de johnny mathis.

2 comentários:

Fabio disse...

Não conheço e nem entendo muito de Jazz, mas apreciar uma boa música é sempre bem vindo. É legal que o seu blog dê essa oportunidade de mostrar isso àqueles que ainda não conhecem esse estilo musical. Muito bacana mesmo.
Espero te tenha uma ótima semana!!!!
http://visaohebraica.v10.com.br

requeri disse...

quer saber??? já que nem eu to conseguindo ouvir a meirelles, vou trocar de musica. me aguarde. volte!!!

 
Template by Mara*
requeri/2010