visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

carnaval ... de onde vens???

a falta de material, literatura e documentos sobre é a maior dificuldade para a descoberta da origem, realizaçao do estudo e narração da história dessa festa comemorada em muitas partes do mundo e de maneiras diversas.
uma das mais lúcidas explicações encontradas sobre sua origem, surge com a criação dos cultos agrários pelos povos primitivos e é a mais convincente. a oficialização das festas dedicadas a dionísio/bacco teria completado o processo. as festas de culto ao deus dionísio/bacco, respectivamente, mitologia grega e romana, que aconteciam há mais de três mil anos na grécia eram celebrações profanas, que se estendiam por três dias. durante esse período os pagãos dançavam, cantavam e faziam orgias ... um verdadeiro carnaval. a inversão predominava nessas festas e acontecia através da teatralização em grupo: homens e mulheres pintavam suas faces e usavam roupas que os descaracterizavam de seus papéis habituais na sociedade fazendo-os assumir outros. sendo assim, metamoforicamente, homens pobres viravam nobres, mulheres transformavam-se em damas, por exemplo. a metáfora incluia poderem falar mal dos governantes como se estivessem acertando contas. tudo sob o privilégio do anonimato, já que suas aparências eram mera fantasia. quando começaram a acontecer as festas de dionísio/bacco, o deus brincalhão do deboche e da irreverência, os nobres e a elite não gostaram e tentaram reprimi-las porque, principalmente, eram o maior alvo das sátiras dos pobres e pagãos. no entanto, como também é antigo o ditado: se não pode com ele, junte-se a ele, as cortes, os sacerdotes e os ricos renderam-se aos festejos. pisístrato, aquele ateniense meio louco, passou também a homenagear dionísio/bacco e ainda construiu um templo na acrópole, o teatro dionísio, onde seriam realizados concursos de peças cômicas, tal e qual o pomposo e colorido desfile de fantasias do hotel glória, imagino eu ...

a antiga inversão é vista, hoje em dia, em alguns locais como veneza, que apresenta uma festa exuberante conhecida mundialmente através das tradicionais gôndolas iluminadas navegando pelos canais da cidade e a concentração na praça de são marcos. ali desfilam personagens típicos, como arlequins, polichinelos e outros da comédia d'ell arte. as máscaras, muito criativas e bem elaboradas, são famosas internacionalmente. quanto às máscaras, que sempre serviram como disfarce para garantir o anonimato e a diversão, surgiram bem antes das festas em homenagem a dionísio ... na pré-história já eram utilizadas. os países europeus onde há a predominância católica também têm carnavais tradicionais. o karneval ou o fasching da alemanha vai de 11 de novembro à quarta-feira de cinzas e envolve a mesma sensação de válvula de escape, característica adotada em todo mundo. lá a animação é grande principalmente no mainz, em düsseldorf, bonn e em colônia, às margens do reno. na frança, o carnaval de nice é bem conhecido pela monumental parada de carros alegóricos a as gigantescas figuras que são movimentadas. já em paris, a festa se limita a um desfile, na terça-feira, realizado pelas crianças que, fantasiadas, dão uma volta no quarteirão de suas respectivas escolas. na américa do norte, em new orleans, o destaque fica por conta do mardi grass, que significa terça-feira gorda, que teve origem em 1857. nesse dia as pessoas desfilam pelas ruas da cidade fantasiadas e os bares ficam abertos 24 horas por dia. o jazz sobressai em meio a uma mistura de estilos musicais de origem negra. o japão, transforma-se num brasil oriental e muitas escolas de samba desfilam para centenas de pessoas que se acotovelavam para ver a passagem de 25 escolas de samba locais. a sakusa samba carnival, como é denominada a festança japonesa, é realizada em agosto e, a vencedora de 2007, utilizou fantasias confeccionadas aqui no brasil que chegaram na véspera do desfile, para vestir e enfeitar os 80 músicos da bateria e mais 150 dançarinos.

9 comentários:

mara* disse...

põe mais água no feijão....tô voltando...

em algum dia, em algum lugar, li sobre a origem do carnaval, parece que o nosso, com desfiles urbanos, se assemelha ao da frança do século, sei lá que século. de contrabando vieram o rei momo, pierrô, colombina...adoro as máscaras venezianas, tenho um monte delas, virtuais é claro...a verdade é que carnaval e máscaras são tão antigos quanto a civilização...nunca gostei de carnaval, depois de uma semana pré-carnavalesca enfurnada num gabinete entulhado de tralhas, este ano estou adorando...quatro dias infernais maravilhosos.

nunca entendi como tem gente que suporta assistir pela TV o carnaval da bahia e congêneres, se você entende, me explica....


beijão

requeri disse...

tb não entendo ... e tem mais, dois pontos, na outra linha, travessão, o que eu não entendo, e que ofende a alma do po folião brasileiro, é como tem gente que gosta, ou diz que gosta, pq eu tenho muitas dúvidas sobre a franqueza dessa afirmação, gosta de ficar chacoalhando no meio de um monte de pernas, braços, caras, barrigas, etc ... suados ...
e tem mais ainda, pq todas, exatamente todas, as pessoas que dizem que gostam dessa intimidade molhada, precisam beber????????? se berber amortece os sentidos e todos dizem que gostam tanto, como eles conseguem sentir que gostam???????
se vc tem as respostas me diga ....

requeri disse...

do povo ou do folião ... vc pode escolher apalavra que quiser ... eu penso demais, já falei isso pro luiz no outro dia .... penso escr metade da palavra pq já pensei outra e resolvi escrever sem apagar a primeira ... acho que não é o alemão .... quem será que encostou, então????????

requeri disse...

maralinda tb tenho algumas máscaras. o meu plano de fundo hj é uma linda de duas máscaras douradas uma delas segurando uma rosa tb dourada ... vc tem essa??? eu te mando ...

mara* disse...

só bebendo, cheirando, comendo pra suportar aquilo ao vivo...e idem pela TV...tenho verdadeira ojeriza por multidões e nem ouso imaginar tudo aquilo e mais aquilo suado balangando e ralando...e tudo muito cheiroso...haja lança perfume no ar...se não é o alemão provavelmente é o zé pilintra que te faz comer metade das palavras....

ah....adorei a coletânea de máscaras venezianas....viu como algo rolante chama a atenção????? pode mandar as que vc tem...

requeri disse...

tá ... rsrs ...

requeri disse...

chama mesmo ... eu tentei fazer o mesmo aqui no meio ... não consegui ... óbiviu!!!!!! o pilintra sentou juntou e não deixou ...

Luiz Lailo disse...

requeri disse: se beber amortece os sentidos e todos dizem que gostam tanto, como eles conseguem sentir que gostam???????
se vc tem as respostas me diga ...

Requeri, em um tempo distante, eu até tinha todas essas respostas na ponta da língua, se é que me entende, hehehe...

requeri disse...

entende ... rsrsr ...
vc não lembra de nenhuma???? rsrs
beijo

 
Template by Mara*
requeri/2010