visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

segunda-feira, abril 21, 2008

george gershwin, a música de todo tempo

foi o primeiro compositor branco que valorizou a música negra norte-americana.
mal avaliada por lideranças negras, uma de suas mais importantes obras, porgy and bess, de 1934, foi entendida como reforço aos estereótipos de violência e drogas a que os negros eram submetidos. felizmente o tempo conseguiu dissolver a injustiça e a porgy é vista, por todos aqueles que amam gershwin, como uma obra genial.

as mais belas gravações de summertime estão nos dois vídeos
aqui, jjoplin e aqui, vanilla mood ...

irresistível não lembrar o que há de melhor de janis joplin ...
mercedez bens.

george gershwin é um dos mais importantes músicos do século XX. americano do brooklyn, de origem judaica, nasceu jacob gershowitz, em 1898.
a maioria de suas obras foi composta em parceria com o irmão ira gershwin. mal aluno não era premiado com as mesmas regalias que seu irmão estudioso e, quando abandonou os estudos convencionais, foi trabalhar tocando piano - apesar de nunca ter estudado música - em uma loja que vendia partituras e instrumentos musicais.
quando ira ganhou um piano por bom desempenho escolar, george apoderou-se do instrumento.
suas composições, inesquecíveis, misturam a música clássica e o jazz, particularidade que o tornou um dos mais importantes músicos do século passado.
seu
concerto para piano e orquestra é pouco conhecido e faz extenso uso da mistura de motivos do jazz com música clássica. entre 1920 e 1924, george e ira escreveram canções para as revistas de teatro e conheceram paul whiteman, que contratou george para escrever uma peça de jazz para um concerto. o resultado disso foi a rhapsody in blue.





apesar de sua música reunir elementos de universos únicos, diferentes, como broadway e teatro de concerto clássico, ele conheceu igualmente o sucesso com a autoria de canções populares, como aquelas feitas para o cinema das quais, muitas, transformaram-se em clássicos do jazz, particularmente as que foram gravadas por ella fitzgerald ou louis armstrong.
uma ópera era sua maior ambição e ele criou, em 1935, porgy and bess, baseada num livro de dubose hayward. as letras foram compostas por hayward e por ira gershwin.
dois anos depois, com 38 anos, gershwin morreu, vítima de um tumor cerebral.

Nenhum comentário:

 
Template by Mara*
requeri/2010