visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

quinta-feira, maio 15, 2008

cannes 1968 ... cannes 2008

senta que lá vem história:
em maio de 1968 acontece uma greve geral na frança, que incorpora proporções revolucionárias mas que o partido comunista daquele país decide desinflamar e o governo, por sua vez, imputar de conspiração contra o estado.
foi o movimento revolucionário mais importante do século passado, pois, abrangeu a população em seu todo, sem exceção, insurgindo sem qualquer restrição étnica, etária, cultural ou de classe.
o começo de tudo foi no meio estudantil, uma greve aqui, outra ali que, após confrontos com a polícia e a tentativa do governo do general de gaulle de desestruturar as ações dos estudantes mandando a polícia pra cima deles no quartier latin, deflagrou uma greve generalizada, que recebeu a adesão de milhões de trabalhadores, quase a totalidade da população trabalhadora do país.
o resultado foi a criação de um quartel general emergencial, que pudesse lidar com a situação, a dissolução da assembléia nacional e o anúncio de eleições parlamentares para o mês seguinte.

com o governo próximo de um colapso, de gaulle refugiou-se na alemanha mas a loucura implodiu da mesma forma que eclodiu, de repente.
trabalhadores voltaram aos seus locais de trabalho direcionados pela confédération générale du travail e as eleições, realizadas em junho, fizeram o partido gaullista mais poderoso.
anarquistas e esquerdistas acreditaram que o movimento foi útil para revolver e manter o valor de suas idéias sobre sexualidade, prazer e educação.
dentre os sublevados, uma minoria representava idéias de direita ou ultra-direita, o occident, por exemplo.

em meio àquela sbornia, bem no centro do furacão, começava a edição 21 do festival de cinema francês, em cannes, no 10 de maio de 1968.
a frança fervia e o evento passava a ocupar lugar nas manifestações que protestavam contra a decisão do então ministro da cultura daquele país, andré malraux, de destituir do cargo de diretor da cinemateca francesa, henry langlois.
em 18 de maio, dia da projeção de peppermint frappé, de carlos saura, françois truffaut e jean-luc godard acompanhados por outros cineastas, manifestam solidariedade aos movimentos sociais que aconteciam, principalmente, em paris. no dia seguinte, a festa é suspensa, sem a realização de palmarès du festival de cannes.


passados 40 anos, a versão 61 (click ... click onde houver darkgoldenrod3) do festival, cannes 2008, presidida por sean penn, vai colocar diante dos olhos privilegiados de seus convidados, os filmes que, em 68, não foram vistos.
truffaut, godard, milos forman, polanski, louis malle, claude berri dentre outros, podem ser vistos
neste vídeo daquele 18 de maio, um dia antes daquele que abalou o cinema do planeta.
sintam-se na festa assistindo ao trailer de peppermint frappé, um dos filmes de cette année historique.

6 comentários:

°Renata° disse...

Oi Rê!
Na França aconteceram coisas que a própria história não entende.
Desde a comuna de Paria não se sabe como ideais tão distintos conviveram em tamanha sincronia!
A capacidade de união do "POVO" é absurda. Coisa que, creio eu, não veríamos nos dias de hoje. Pois Paris está repleto de imigrantes que lá vivem para ganhar dinheiro e não por amor a França (sentimento comum a um Francê "original".

As revoluções passaram mas deixaram boas heranças!
Na história do nosso país só perpetuamos a parte ruim, a herança, a conquista, costumamos descartar! Diferente dessa população que, tem seus defeitos, mas sabe lutar!

Há tempos eu não vinha aqui... ando tão sem tempo!
Mas passei para deixar um beijão e dizer que sempre leio seus pots... e a propósito... cadê aquele joguinho que tinha lá em baixo... aquele de pintar quadradinho! rsrsrs

Elizabeth disse...

Uma aula, brilhante!
Cada vez que eu venho aqui saio com certeza que vou voltar.
Bom final de semana,
Beijo

requeri disse...

às duas, elizabeth e rê eu agradeço a visita e a emoção de ler vcs e ter a certeza que, o que eu escrevo com tanta paixão provoca um efeito tão bom.

rê, o joguinho, eu tirei por causa de umas outras coisas que eu coloquei e tb pq não imaginava que alguém que fazia sucesso. ele vai voltar.

beijo.

Imigrante disse...

Hehehe
A Caricatura ficou engraçada. Sensacional!!!

Abraços...
Imigrante
http://imigrante.blogspot.com

Archimedes Carpentieri disse...

Re
REalmente a França é precursora de muitas mudanças no mundo Ocidental, principalmente a Revolução Francesa de 1789 que mudou o Ocidente.
Não obstante, o movimento francês de 1968, embora significativo, não foi precursor. Na América Latina ocorreram outros paralelos, inclusive no Brasil, onde se degladiavam direita x esquerda.
Como sóe acontece no Reblogando, vc achou uma cunha para o cinema rss
Bjs.

requeri disse...

hehehe .... sempre acho. o post é sobre cinema e, como cannes 2008 está revendo aquele ano, 40 pra trás, nada mais salutar do que essa combinação que, aliás, confirma o que eu tento fazer vc assimilar: a política está para a música e pro cinema, assim como a música e o cinema estão para a política e para a vida de um povo, de uma nação, de um tempo.
isso pra não falar das soundtrack individuais ... a minha é incrível.

 
Template by Mara*
requeri/2010