visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

quarta-feira, junho 04, 2008

tango ... qualquer maneira de tanguear vale a pena




bailando por aqui, não perca nenhum click ... click em indian red 4.

música é tudo.

se astor piazzolla escandalizou, quando abriu a guarda revolucionando o tango ao acrescentar-lhe elementos de música erudita, yo yo ma toca libertango - sem a participação do autor que já havia falecido - imaginem hoje, o quanto estrebuchariam levas e mais levas de chatos preciosistas, contrariados com tamanha ousadia, diante dos movimentos que vêm fundindo ao tango rítmos populares e música eletrônica.
o primeiro a manifestar suas tendências hereges e revitalizadoras arrebentando os corações, as pernas, os cérebros musicais e uma enorme quantidade de corpos chacoalhantes de tangueiros mundo afora, foi o gotan project com o cd, la revancha del tango, posto a rodar nas vitrolinhas dos aficcionados, em 2001.
à mesma época, o som do
bajofondo tango club hoje, sem o sobrenome, à semelhança do gotan project, saiu a campo deixando musicistas e agregados em polvorosa.
o mais ilustre músico do bajofondo é
gustavo santaolalla fundador da banda e compositor premiado das soundtracks de brokeback mountain - oscar em 2005, babel - oscar em 2006, diários de motocicleta, amores perros, 21 gramos, shall we dance? ...
em verdade lhes digo: a múltipla nacionalidade dos elementos humanos desses grupos eletrônicos de tango, é compatível com as discussões vindas do século passado, sobre a origem do rítmo ou sobre a nacinalidade de gardel: buenos aires ou montevidéu??? frança ou uruguai???

o
bajofondo, é uma mini torre de babel sulamericana de oito virtuosos instrumentistas, 4 uruguaios e 4 argentinos que deslizam num clima surrealista audiovisual, uma coleção de tangos e milongas clássicas de carlos gardel, astor piazzolla, anibal troilo ... uma autêntica orgia musical inegavelmente sedutora, arrebatadora, inconformada, saliente, debochada, desaforada ...

por outro lado, a proposta do coletivo ressalta o regionalismo e a maravilhosa contemporaneidade do tango, sem os limites, muito menos, de um rio.

o tango é um rio que banha o mundo.
o tango pertence ao rio da prata.

esse rio nos une, não nos separa. queremos estabelecer a linguagem contemporânea daqui, que contemple o som de urbes como buenos aires e montevidéu. as palavras são do produtor, músico e compositor argentino gustavo santaolalla, que criou o grupo com o uruguaio juan campodónico, em 2002. suas viscerais canções, cuidadosamente levadas pelas envolventes, vibrantes e magnéticas notas eletrônicas não abandonam, nas apresentações ao vivo assim como em estúdio, a fórmula antiga e elegante de tocar tangos e tangos, não dispensando a batida de instrumentos convencionais, violino, bandoneon, contrabaixo e bateria além da pitada atemporal de vozes enxertadas, aqui e ali, dos cantadores do tango in natura ou apenas vozes, que dão à música do bajofondo, uma singular e excêntrica sonoridade.

incríveis delicadezas para ver e ouvir, bajofondo em myspace

um brinde ... bloggando

smooth ... carlos santana

entrevista com bajofondo em maio/08

Um comentário:

Osc@r Luiz disse...

AI, que "escolha de Sofia"...
Não dá pra deixar os dois não ( :) )...
Ficou um mais bonito que o outro...
Coloca o link de outro blog no outro.
Tem o "Flainando na Web", o "Coisas de Mato Grosso" e o "Gente Sem Saúde". Tem o link de todos eles no rodapé do email que eu te mandei. Se gostar de algum deles, só troca o link e deixa o sapinho (hehe!). Tô pedindo é muito, não é?
Quer mesmo ver meus sapinhos? Na coluna lateral do meu blog tem um ítem: "Álbum de Família". Passa lá pra dar uma olhada e me diz o que achou. Sabe, o mundo é dividido em dois grandes grupos de pessoas: as que "gostam de sapos" e as que "odeiam sapos". As que gostam, estão linkadas lá. Depois me diga a qual dos grupos você pertence...
Beijos, querida. Muito obrigado pela sua indescritível gentileza!
Bom dia pra você!

 
Template by Mara*
requeri/2010