visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

quinta-feira, setembro 18, 2008

michael kamen

música que arrepia, isso é o que michael kamen, o maestro do rock, sabia fazer. pois bem, em 18 de novembro de 2003 a música do mundo, a música do cinema, o rock'n roll, injustamente, perderam uma de suas almas mais criativas. o sofria de esclerose múltipla e, por conta disso, não resistiu a uma complicação cardíaca.

"A família Metallica está entristecida pela perda de nosso grande amigo e colaborador do S&M, Michael Kamen na terça, dia 18 de novembro. Michael perdeu sua batalha contra a esclerose múltipla aos 55 anos de idade. Além de ter trabalhado conosco no S&M, Michael teve uma carreira de sucesso, compondo para filmes como Máquina Mortífera e Duro de Matar. Ele também trabalhou com Pink Floyd, Aerosmith, Rod Stewart, Eric Clapton, David Bowie, e muitos outros, sendo pioneiro na fusão entre arranjos de orquestras com rock, e ganhou vários Grammys, inclusive o do S&M. S&M foi idéia do Michael e fruto de seu cérebro. Ele disse que sempre sentiu que nossa música mostrava potencial para uma colaboração com uma orquestra, e a partir do momento que ele veio com essa idéia em nosso primeiro encontro, em um café da manhã em 1997, até o dia final das mixagens do álbum e DVD, além das apresentações em Berlin, Nova Iorque e Las Vegas, nós vivemos anos de muito prazer, alegria, desafio e criatividade. Michael fará falta em todos nós, e ele sempre fará parte da família Metallica."


durante três décadas,
michael kamen dedicou sua carreira a estabelecer um vínculo de harmonia e cumplicidade entre rock'n roll e música erudita.
executou trabalhos com o queen,
phil collins, brian adams, aqui interpretando everything I do, composição da parceria mkamen/badams, durante o show realizado em junho de 2002, no palácio de buckingham, em londres, em celebração do jubileu de ouro da rainha, rush, aerosmith, deep purple e eric clapton, metallica, roger waters no the wall, show realizado em berlin/1990, pink floyd - adooooooooro!!! - no the wall/1980 - aproveito para rever um trecho do filme the wall dirigido por alan parker, em 1982, estrelado pelo lider da banda the boomtown rats, bob geldof, aqui, another brick the wall.
música é assim mesmo, uma manifestação artística regida, com força, pelo lema que caracteriza o rebloggando ... uma coisa puxa a outra.
michael kamen era um rockeiro em pele de maestro. comandando uma orquestra e uma banda de rock, ele era maestro do grupo sinfônico e membro da banda.

em 21 e 22 de abril, o
metallica gravou com a san francisco symphony orchestra, uma iniciativa de michael kamen que, fazia tempo, vinha tentando aliciar a banda com algumas idéias, sobre juntar uma sinfonia ao metal rock do metallica. kamen compôs a sua parte de orquestra e colaborou com o metallica na composição de novas canções, que se juntaram a outras compostas pela banda, anteriormente. áudio/vídeo do concerto vieram à luz em novembro de 1999 com o nome s&m - symphony & metallica - visível aqui e a belíssima nothing else matters como uma emocionante demonstração da complexidade da arte de michael kamen no mesmo projeto, pelo seu arranjo para the call of ktulu, ele e a banda receberam, em 2001, o prêmio de melhor rock instrumental, no the 43rd grammy awards.
zachariah dirigido por george englund em 1971, um delicioso
cult movie que eu, sem pretender praticar qualquer injustiça, classifico como uma boçalidade trash/hippie/acid trip/western/rock, foi o primeiro filme que recebeu sua assinatura musical.
a essa, seguiram-se mais de oito dezenas de assinaturas ...
robin hood - prince of thieves don juan demarco - paco de lucia é o violão em have you ever really loved a woman ... shining through the adventures of baron munchausen ... weapon, e a guitarra de eric clapton, assista ao trailer ... glory, um edward zwick de 1989, com mathew broderick, denzel washington e morgan freeman, épico de pouca repercussão que envereda pela intimidade de um regimento negro durante a guerra civil norte americana e um dos mais verdadeiros retratos que o cinema criou sobre aquele episódio, tem a narrativa musical escrita por michael kamen.
pelos idos de 2001 foi assinada pelo maestro, a narrativa musical da minissérie co-produzida por tom hanks e steven spielberg,
band of brothers. a descrição de alguns segmentos da segunda guerra mundial exibida por um certo canal da tv fechada, merece destaque pelo empenho em manter uma ambientação verocímil: mais de 10 mil atores na retaguarda, perto de 7 centenas de armas verdadeiras e 4 centenas de armas cênicas, 14 mil caixas de munição pra cada dia de filmagem, restauração de um autêntico avião c-47, uma locação, com área suficiente para conter 11 cidades tipicamente européias, serviu como cenário. além disso, as personagens são fielmente espelhadas em reais membros da easy company.

filmografia completa

cedida por

imdb - the internet movie database

2 comentários:

Juan Trasmonte disse...

Otimo resgate, companheira. Ele fez muita coisa boa e foi cedo.
bjs

Giul, Discoteclando disse...

edge of darkness no 24 nights é uma das coisas mais belas entre o entrosamento de guitarra e orquestra. é tão soturno o arranjo de kamen, que só clapton mesmo para jogar raios de luz, e assim, iluminar o caminho, como diria jimmy page: é uma canção que fica entre luz e sombras.

 
Template by Mara*
requeri/2010