visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

segunda-feira, outubro 13, 2008

brewster mccloud

voe em direção ao texto e click ... click in red.

... e eu nem estava com pressa para encontrar um bom motivo pro próximo post do rebloggando. o anterior está tendo bons resultados de visitação, o povo está gostando de ler sobre os pretenders, mas seria bem vinda uma inspiração. ela chegaria em tempo de ser bem elaborada e cuidada para que um bom texto agradasse aos leitores e a mim.

pois bem, por alguma razão fui ao google em busca de mamãe gansa para retomar the mother goose da infância.


busca dali, busca daqui, parti para as imagens do google, encontrei uma figurinha engraçada em cuja legenda continha o nome, katharine hepburn, cutuquei nela e dei com os costados
aqui.
o mouse continuou escorregando, fui ficando entusiasmadinha com as fotos que iam surgindo a cada volta da rodinha do rato, e me pareceu uma boa idéia explorar aquele blog com mais calma.
a postagem em que eu estava era de janeiro/2007, arranquei metade do endereço da barra e ele se abriu, atual ...
aqui.
continuei e, com duas rodadas, surge uma imagem familiar, o banner de um filme que poderia dar um post legal, era a idéia que eu precisava, um bom, generoso e inesquecível filme de
robert altman mas, infelizmente, um dos menos conhecidos, ou seja, sem sombra de dúvida, a minha deixa ...
da safra do primeiro ano da década de 70,
brewster mccloud, dirigido pelo iniciante robert altman, para nosotros traduzido como, voar é com os pássaros é uma fábula encantadora, que narra o anseio por liberdade de um jovem, que mora nos subterrâneos do houston astrodome.
sua única ligação com a sociedade são ... uma misteriosa mulher chamada louise e a invulgar ave de rapina que permanece empoleirada em seu ombro. brewster mccloud ... o trailer, dedica-se à construção de asas ... ele quer voar para ser alguém de verdade, um anjo.
a trilha é primorosa, justa, correta, uma luva assinada, pena por pena, dedo por dedo pelo gene page.
brewster mcclaoud é a festa de debutante de shelley duval e bud cort tem seu primeiro papel de protagonista - em seguida ele faria
harold & maude.

simples, rápido e inesquecível ... um serial killer deixa, sobre suas vítimas, um bom tanto de merda de pássaro ... brewster mcloud é engraçado, inacreditável, irreverente é um clássico da comédia, ousado, surpreendente, como na cena do picadeiro de circo.
a graça deste filme de altman reside na desorganização das cenas nas quais, a pessoa e a ação central permanecem em evidência, apesar da confusão instalada ao fundo ...

a fixação em voar para longe, torna-se a obsessão de brewster que passa a tratar dos ideais humanos como se fossem simples fragilidades sem importância. o despertar da sexualidade, o sexo, é representado como uma fraqueza humana.
a obra de
altman é um reflexo da sua personalidade rebelde, que desafia o poder como quando ameaçou partir do país se bush fosse reeleito.
a obra de altman foge às convenções da narrativa da mesmice geral e em brewster mccloud, a ausência de sentido em algumas cenas, não faz com que o espectador fique perdido tentando reconstruir o filme para os padrões mais legíveis ao seu entendimento, muito ao contrário, convive com ela como se estivesse acostumado a isso, desde sempre. tal característica fica evidente diante da interpretação de rene auberjonois, o lecturer, personagem cujas cenas são justaposta a outras no decorrer do filme, nas quais ele trava intermináveis discussões sobre os diversos aspectos das aves ... afinal, ele atua como narrador.


o filme se apresenta com uma brincadeira durante os créditos iniciais: no estádio, uma mulher canta - margareth hamilton, a bruxa má do oeste no mágico de oz de 1939, como daphne heap - com uma voz terrível, the star spangled banner, de repente ela pára de cantar e, arrogante, aos berros, chama a atenção da banda por não estar no compasso certo, em seguida, tanto os créditos surgem e a canção recomeça ... inesquecível!!!

à parte, convido os que adoram ganhar horas de vida ocupados dentro de alguma sala de cinema ou numa interminável busca entrem as prateleiras daquela locadora de dvd, que sigam a seta e abram o link ... são
flmes em profusão, de todos os tempos, por gênero, tema, etc, etc, etc, ...

Nenhum comentário:

 
Template by Mara*
requeri/2010