visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

terça-feira, outubro 07, 2008

estórias musicais e brasileiras

da primeira vez, ouvi tristesse algo perto das 18 vezes. belíssima e melancólica, composta por telo borges é um lamento desesperado, angustiado e dolorido pelo amor acabado. a obra perfeita.
da primeira vez que ouvi tristesse foi a versão do cd pietá, cantada por milton nascimento e maria rita.

pela gravação em pietá, álbum de 2003, a música recebeu o grammy awards, como a melhor canção brasileira daquele ano.
hoje em dia, ainda escuto tristesse, compulsivamente, pelo media player no repeat, no ipod, cantando junto e declamando pelos cantos, dormindo, lendo, em sonho ... não chego ao exagero de torcer por uma perda tamanha, que me faça sentir a verdadeira tristeza da canção ...
uma das mais exuberantes composições de telo borges com a parceria de milton nascimento, já foi interpretada por intrigantes duplas de cantadores. a versão gravada por paula toller e beto guedes é belíssima.

telo borges, também conhecido como marcelo wilson fragoso borges, é o filho caçula do
clube da esquina que, aos 15 anos, emocionado, participava da gravação do álbum, milagre dos peixes.

vale dizer sobre uma curiosidade que me encanta, como tudo o que diz respeito ao clube da esquina.
a adaptação de uma obra de arte para a linguagem dos quadrinhos é comum e eficaz, pois, bem feita, corre fiel e paralela à original correspondente, alcança os leitores de faixas etárias diversas e estimula a leitura.
o
clube da esquina em quadrinhos foi o presente que o clube ganhou através dos traços do quadrinista laudo que usou, como base, o belo livro de márcio borges, os sonhos não envelhecem.

a convivência de telo borges com o clube foi, desde sempre, como instrumentista - piano, violão - e compositor.
o clube enredava quem fizesse por merecer tal graça, e as composições nascidas no gueto imaginário, a esquina das ruas divinópolis e paraisópolis, no santa tereza, eram gravadas pela melhor estirpe da cantoria brasileira.
vento de maio foi a primeira composição brotada de telo borges que ele ouviu gravada, pra privilégio do compositor e dos que a entoaram ... lô borges, elis regina e flávio venturini.
os borges, um álbum de 1980, contou com a participação de elis regina, milton nascimento, gonzaguinha, guilherme arantes, ... é a feliz reunião do clã musical, que muitas alegrias me trás.

um borges museólogo precisava existir para eternizar a representação do clube na memória brasileira. em entrevista a claudio szynkier, dj festeiro, jornalista, repórter da trama virtual, owner do tanque e do descobrindo bandas e profundo conhecedor da estória do clube da esquina, que sabe sobre música como ninguém - não por acaso, o meu porrinha - a ele, marcio borges
conta sobre o museu do clube.

O Clube da Esquina está envelhecendo, mas, nas canções de Lô Borges, Belo Horizonte é uma espécie de Terra do Nunca. Novo disco do compositor é vitrine de guitarras elegantemente firmes e olhar juvenil nostálgico para Lennon, McCartney e para o próprio Clube. (Claudio Szynkier)

em 1980, e por mais 10 anos, telo borges atuou como instrumentista na banda de beto guedes, e a parceria rendeu, alma de borracha, composição sua que virou título de um dos discos de beto.
um cd recente, sentido da vida é, segundo ele,
" ... voltado para a moçada mais nova, e é a coisa mais diferente que fiz até hoje. além de composições minhas, terá parcerias, como a com o escritor antenor pimenta, e com a minha irmã solange borges"

dito isto,
continuo de onde parei sobre a versão de tristesse
com beto guedes e paula toller, de relevância especial - afinal a música brasileira lá de casa, gira ao redor daquele gueto imaginário e daqueles que se encontravam na esquina famosa de belô.
paula toller é a voz feminina que me encanta desde outros tempos, e esta oportunidade blogueira, como tantas, de inúmeros privilégios, me permite revelar que, o melhor som me comove. que as especiais e belas vozes masculinas, falando ou cantando, têm o poder de me hipnotizar e que, vozes femininas, rigorosa, escolho a dedo ... paula toller, compositora ou cantora, só ou bem acompanhada, está entre as poucas que podem cantarolar por dias, perto de mim.
tudo pra sacramentar que música, vozes, cantos, instrumentos, passos, palmas, gritos, gemidos, ... todos me fazem bem e mais feliz.

ouça
pietá ... inteiro - click nas figuras para o download do tocador ...



ou faça download
das canções

01 a feminina voz do cantor

02 casa aberta

03 beleza e canção

04 tristesse

05 quem sabe isso quer dizer amor

06 imagem e semelhança

07 a lágrima e o rio

08 voa bicho

09 outro lugar

10 as vezes d'us exagera

11 cantaloupe island

12 pietá

13 beira-mar

14 meninos do araçuai

15 boa noite

16 vozes do vento

Nenhum comentário:

 
Template by Mara*
requeri/2010