visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

sábado, novembro 08, 2008

doce loucura musical de screamin' jay hawkins

... e, de gemido, em gemido, de grunhido em grunhido, sem susto, click ... click in black.


"eu vim a este mundo pelado, preto e feio. pretendo cair fora daqui da mesma forma. eu não sou um homem bonito; pessoas já se desviaram do caminho para fugir de mim. mas isso não importa. a única coisa com a qual me preocupo é a sua felicidade. enquanto eu puder fazê-los sorrir, minha missão estará cumprida."

jalacy hawkins, dono da frase lapidar e bem humorada, mais conhecido como screamin' jay hawkins
é uma das figuras mais extravagantes da história da música. seu epiteto não preenche a verdade por completo, pois, a musicalidade daquela voz enorme está bem longe de ser, simplesmente, uma gritaria insana. mas, para que a tradição da imagem seja mantida, uns gritos aqui e ali interrompem a mansidão e nos levam ao ponto extremo da teatralidade conseguida através de temas estrambóticos, sons onomatopáicos, soluços, lamúrias, uivos e urros, choros ... como em little demon.
a loucura é produtiva, deveras, mr jalacy nos legou pérolas em profusão, inclusive, i put a spell on you, sucesso na voz do creedence clearwater revival, ou melhor, na voz de john fogerty naqueles anos dourados.

compulsivamente teatral, como em alligator wine, pro palco, pra onde caixões o carregavam, ele levava tudo, voodo, capas, máscaras assustadoras, caveiras fumantes, velas, satânicos objetos da sorte, letras arrepiantes ... zé do caixão estava alí!!!
em plagas north american dos usa, de arraigado moralismo, aquilo era o preâmbulo de um susto que a música estava ameaçando dar, um pouco mais tarde, com alice cooper, aqui, along came, com
the cramps, de lux interior e poison ivy, aqui, em love me e com george clinton, entre aqui, o criador do movimento funk com as bandas parliament e funkadelic.
suas canções, num blues tempestuoso e hilariamente alucinantes, às vezes, toscas e nojentas como sua versão para uma melequenta gripe, constipation blues, misturam-se às versões para outras, nem tanto, mas que ele conseguiu transformar em maravilhas assustadoras, como, old man river, i love paris ou, a minha preferida, stand by me,
aqui, com ben e king.
pouco antes de morrer, lançou um rosebud tão excêntrico, quanto seu predecessor cinematográfico: pai extremado, sentia orgulho dos 57 ou, há quem diga, 75 filhos, muitos dos quais perambulando por este mundão redondo e azul. mais uma compulsão, a do dna preservado a qualquer custo.
com isto, obrigou sua biógrafa, maral nigolian, como uma forma de localizar a prole, a montar um site: jaykids.com, já fora do alcance de todos, pois, imagina-se, tenha alcançado seu objetivo.


minha paixão pelo rock'n roll inclue tudo, começando das mais ingênuas e nã nã nã trá lá lá nã nã nã canções dos primórdios, ultrapassando os divisores de águas do pet sounds dos beach boys ou o sgt peppers dos 4 de liverpool, sentando na lama de woodstock, dançando com o punk e com o psicodelic rock, entoando com os grupos vocais do gospel/country/rock/music, com a comunidade motown em peso, ... e por aí vou eu, feliz.
porém, nada, nem black sabbath - que eu tive o prazer de ver em sampa, sem ozzy osbourne, mas com a guitarra tony iommi - ou o 666/metal/pauleira do iron maden ou alice cooper ... se compara ao que nos deixou, sozinho, sjh e que eu escuto, sempre, com o maior prazer que meus ouvidos e minha alma poderiam sentir ... como em frenzy!, ao vivo e, também, aqui, gravada em estúdio.

para ouvir a west add radio

imagens em, flickr e born by the river



3 comentários:

Juan Trasmonte disse...

Ahahahahaha Essa foi genial!
Vc já viu essa?
http://nemvem-quenaotem.blogspot.com/2008/05/voc-filho-do-screamin-jay.html

Beijos!

bloguedomonstro disse...

Re,

1- não vai precisar de outra openiD em outros lugares, pois onde pedirem openID, poderás usar seu URL blogspot (seublog.blogspot.com) ou seu gmail, isto é generalizado. Quanto ao Gmail para comentar em blogs blogger/blogspot acredito que não deu certo pois ambos são da google e não precisaria outra ID para o mesmo serviço.
Forte abraço, Monstro

Alessandro Dogman disse...

Muito legal o seu post e o seu blog. Percebo que você gosta muito de música e entende muito também. Foi uma amiga que me indicou o seu re...bloggando. Volto outras vezes pra conferir! Beijão Re!

 
Template by Mara*
requeri/2010