visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

quinta-feira, dezembro 18, 2008

estórias sobrenaturais ... do delta do mississipi ao nordeste brasileiro, sem escala

click ... click no pretinho básico.

na publicação do último dia 17, estórias sobrenaturais ... robert johnson, um dos vídeos escolhidos para ilustrar a narrativa, trás a voz de um cantor brasileiro, entoando a estória de robert johnson, num cordel simples e claro.
só me dei conta de ter esquecido de referir a quem pertenciam a voz e a toada, quando o edson, do g&b -
gravetos & berlotas - quis saber a origem daquilo.
foi então que resolvi mostrar tudo - ou quase tudo - sobre o autor da façanha, o gaiteiro, flávio guimarães, e o disco que agasalha aquela canção, o navegaita.

o poeta bráulio tavares e o improvisador repentista sebastião da silva são os cúmplices de flávio guimarães, aqui, com rick estrin, na homogeneização inédita, entre a aridez do nordeste brasileiro, as terras encharcadas do delta do mississipi river, o repente e o blues.


a canção é a balada de robert johnson e não é um improviso, apanágio do repente, mas vale como tal, pra qual flávio guimarães fez a música, bráulio tavares a letra, sebastião da silva autenticou o repente e robert johnson inspirou a narrativa desse cordel cantado.
toda essa heterogeneidade desvenda mais uma faceta da música popular brasileira, ou seja, a capacidade harmonioza de se fundir ao blues, ousadia jamais tentada antes.

vejam ou revejam, aqui - desaconselho qualquer escolha que fuja a uma destas duas - o vídeo com imagens de robert johnson, a voz de sebastião da silva, a música e a gaita de flávio guimarães, a letra de bráulio tavares que ofereço a vocês, em remissão.

2 comentários:

Paulo Roberto disse...

Olá requeri, tem um selo pra você no meu blog, se você aceitá-lo, usa esse link para pegá-lo:
http://portalterrabrasil.blogspot.com/2008/12/o-novo-selo-da-blogosfera.html
Tudo de bom.abraços.

Edson d'Aquino disse...

Uááááá (onomatopéia pra bocejo, hehehe)....mas não poderia ir pra cama sem passar por aqui pra te dar boa noite, Rê.
Então, boa noite e
}{ões

 
Template by Mara*
requeri/2010