click ... click no pretinho básico. na publicação do último dia 17, estórias sobrenaturais ... robert johnson, um dos vídeos escolhidos para ilustrar a narrativa, trás a voz de um cantor brasileiro, entoando a estória de robert johnson, num cordel simples e claro.
só me dei conta de ter esquecido de referir a quem pertenciam a voz e a toada, quando o edson, do g&b - gravetos & berlotas - quis saber a origem daquilo.
foi então que resolvi mostrar tudo - ou quase tudo - sobre o autor da façanha, o gaiteiro, flávio guimarães, e o disco que agasalha aquela canção, o navegaita.
o poeta bráulio tavares e o improvisador repentista sebastião da silva são os cúmplices de flávio guimarães, aqui, com rick estrin, na homogeneização inédita, entre a aridez do nordeste brasileiro, as terras encharcadas do delta do mississipi river, o repente e o blues.
a canção é a balada de robert johnson e não é um improviso, apanágio do repente, mas vale como tal, pra qual flávio guimarães fez a música, bráulio tavares a letra, sebastião da silva autenticou o repente e robert johnson inspirou a narrativa desse cordel cantado.
toda essa heterogeneidade desvenda mais uma faceta da música popular brasileira, ou seja, a capacidade harmonioza de se fundir ao blues, ousadia jamais tentada antes.
vejam ou revejam, aqui - desaconselho qualquer escolha que fuja a uma destas duas - o vídeo com imagens de robert johnson, a voz de sebastião da silva, a música e a gaita de flávio guimarães, a letra de bráulio tavares que ofereço a vocês, em remissão.

quinta-feira, dezembro 18, 2008
estórias sobrenaturais ... do delta do mississipi ao nordeste brasileiro, sem escala
Postado por
regina claudia brandão
às
6:57 PM
Marcadores: música, cinema, notícias bráulio tavares, cordel, delta blues, flávio guimarães, mississipi river, nordeste brasileiro, repente, robert johnson, sebastião da silva, the blues brothers
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá requeri, tem um selo pra você no meu blog, se você aceitá-lo, usa esse link para pegá-lo:
http://portalterrabrasil.blogspot.com/2008/12/o-novo-selo-da-blogosfera.html
Tudo de bom.abraços.
Uááááá (onomatopéia pra bocejo, hehehe)....mas não poderia ir pra cama sem passar por aqui pra te dar boa noite, Rê.
Então, boa noite e
}{ões
Postar um comentário