visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

terça-feira, janeiro 13, 2009

a arquitetura psicodélica e hedonista de frank gehry

não deixem de click ... click no cinza.


... um show de rock, com distorção, com muita nota, pink floyd, elp, elo, muita mistura, guitarra, violino, andwella tocando world's end, tubular bells, velvet underground traduz a minha impressão ao olhar as coisas de frank gehry, o arquiteto da apoteose, da grandiosidade, do brilho, da forma disforme, do sinuoso, do anti, do torto, do simétrico e do assimétrico, o fora da lei.


o museu guggenhein de bilbao, construído em titânio e com aquela aranha na porta é sua obra mais conhecida.
ephraim owen goldberg nasceu em toronto há 78 anos, 61 dos quais estão sendo vividos nos estados unidos.
o disney concert hall, na cidade de los angeles, a loja issey miyake e a cafeteria do condé nast, em new york, a casa dançante, em praga, o pavilhão pritzker no millennium park de chicago, o encantador museu de arte weisman de minneápolis são algumas das suas obras.

... frank gehry, sabe de seu talento, reconhece-se como um artista mas sabe que é um arquiteto trabalhando muito mais do que um artista deveria.

frank gehry, distorceu tudo, quebrou convenções estabelecidas há anos, criou conceitos, desestabilizou todas as regras, modernas ou não e incorporou um odor desagradável à sua obra. vide warhol, frank lloyd wright, gaudi ... se for possível traduzir um pelos outros, se não, que sirva como referência às contravenções praticadas por este e aqueles.

o centro de conferência do banco dg, em berlim, na avenida paris é considerada, por gehry, uma de suas melhores obras.



... sidney pollak fez, em 2005,
sketches of frank gehry, assisti na trigésima mostra de cinema de são paulo. eu não seria a mesma, se não mantivesse esse filme periodicamente rodando entre as quatro paredes do dvd player aqui do lar.

3 comentários:

Edson d'Aquino disse...

Muito fera o Gehry. Arquitetura era o que quis cursar mas depois de várias tentativas -e nesse meio tempo ia cursando outra coisa como (blaaargh!) Análise de Sistemas- mas nunca passei pruma Federal ou Estadual. No fim das contas, fui parar em Des. Industrial por ser o mais próximo, hehehe. Me arrependo de não ter continuado com Jornalismo mas pagar uma PUC é phoda!
Putz, senti de verdade que consegui fazer muita gente se amarrar na Andwella -boa demais essa sensação- e a música 'World's End' é sua masterpiece, sem dúvida. Que composição, que arranjo!
}{ões

Luciana disse...

Estou ouvindo a música da caixinha do deezer, belíssima, belíssima.v Estou com o fone de ouvido e parece uma viagem. Maravilhosa!
Já peguei os selos e vou colocar no meu slide.
E por falar em blog, o seu novo layout está bombando, Re!

Beijos!

Alessandro Dogman disse...

Acabei de ler o seu perfil lá no diHITT e achei "indescritível" (rs).
Muito bom o seu novo layout, assim como os últimos posts.
Abraços, Re!!!

 
Template by Mara*
requeri/2010