visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

a música negra da motown records

neste ano, 2009, uma das mais felizes criações de apoio a música, completa 50 anos. retirada dos benefícios intelectuais de barry gordy jr, o império musical discográfico, motown records, brotou do lendário studio a, construído dentro da garagem localizada nos baixos solos de sua casa, em detroit, a motor town.
a cidade recebeu o codinome por sua capacidade em abrigar incontáveis montadoras de automóveis, e a gravadora não deixou por menos, reduziu a expressão e aproveitou a referência poderosa.
na de 60, a mais fabulosa das décadas - não canso de dizer - a motown não deixava pra ninguém. os melhores estavam alojados ali e the motown sound passou a ser um estilo musical, o estido
soul, caracterizado pelo uso de determinados instrumentos: pandeiro, bateria e os instrumentos do rhythm and blues, eram fundametais e acompanhavam o estilo especial da cantoria herdada do gospel, ou seja, o coral repetindo frases inteiras ou as mesmas palavras de uma letra da música. na harmonia do som da motown era característica a presença dos instrumentos de sopro, orquetração grandiosa que levou a música tirada dali, pros caminhos da era disco.

os músicos daquela fase, negros de vozes poderosas, começavam a movimentar o ambiente musical mundial e davam um passo a frente do sucesso conquistado por louis armstrong, ella fitzgerald, nat king cole, chuck berry ... deixavam de lado o lirismo, puro, pra se soltar chegando mais rapidamente até o povo.
grupos eram o forte da motown, masculinos ou femininos, os girls groups, encantavam com suas vozes e a musicalidade perfeita.
tanto os grupos masculinos quanto os femininos eram empecáveis em cena, nos shows: os cabelos, as roupas, coreografia, vozes ... tudo reunido pra encher corações e mentes de música. the supremes foi o mais escandaloso sucesso feminino da motown.
a motown carrega em suas mochilas a responsabilidade das carreiras de músicos negros fenomenais como the four tops, the temptations, marvin gaye, stevie wonder, diana ross, michael jackson, four tops ... e dominou as paradas de sucesso por anos a fio.
o primeiro sucesso da motown foi money, que quebrou a simplicidade da gravadora, revelando que aquilo tudo, poderia ser, realmente, um enorme sucesso.

a qualidade de seus artistas é a maior referência da estória da motown records. apesar de sua origem determinar a divulgação da música negra, ela arrebanhou pro seu cast, no auge da sua negritude musical, uma banda branquela inesquecível, rare earth, uma das poucas, a melhor, a ser aceita pra se juntar a cantoria dos bastidores da maior gravadora daquela década exuberante ... rare earth - leia. assistam aos vídeos dos artistas da motown ...
aqui, aqui, aqui ...

Um comentário:

Jorge Fortunato disse...

Salve a black music e a motown, que só trouxe alegria e muitos talentos. Claro que não vivi essa época, mas o sucesso dessa turma, de certa forma, dura até hoje. Sempre curti o som dessa galera. Esse teu post merece 10 com louvor!
Beijos

 
Template by Mara*
requeri/2010