visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

domingo, março 22, 2009

não provoque uma mulher de rosa choque


uma música pode significar muito mais do que pensa a maioria



todos os links levam a pontos pink incríveis, que não podem ser perdidos, pois, o universo da moda declara obras extraordinárias.

"quando o vento arranca o chapéu da sua cabeça e o faz voar cada vez mais longe, é preciso correr mais rápido que o vento para alcançá-lo. eu sempre soube que para construir mais solidamente, às vezes somos obrigados a destruir, a fim de estabelecer uma nova elegância para as maneiras brutais da vida moderna."
(elsa shiaparelli)


fucsia é uma cor.
um nome sofisticado, uma cor berrante, escandalosa utilizada ao exagero na moda da década de 1970.
fucsia é uma cor que, se não fosse fucsia seria rosa, cor de rosa, cor de rosa choque, pink, sulferino, shocking ou uma árvore, a
regina, que produz flores com essa cor.

semana passada foi aniversário de
giovanni schiaparelli, o astrônomo italiano, avô de elsa schiaparelli, estilista italiana que revolucionou a moda e provocou o mundo com suas peças em rosa choque, a fucsia, que recebeu este nome, porque foi descoberta em algumas flores, pelo cientista leonhart fuchs.
fucsia não seria mais que uma cor se não fosse elsa schiaparelli tê-la eletrizado.
elsa schiaparelli, a
schiap, como os franceses gostavam de dizer chocou, literalmente, quando resolveu criar para a moda, uma cor gritante a qual chamou, shocking.
a estilista italiana, que a frança adotou como sua, não passava de uma artista e significava algo como uma avalanche de estonteantes e excêntricas obras luxuosas, impressionantes que escandalizavam e destacavam qualquer mulher que ousasse usar, por exemplo o
chapéu sapato ou o vestido decorado com uma lagosta. leia mais em, teacher's packet.

de seus amigos, jean cocteau, christian gérard e salvador dali, o que mais se viu sugado pela alma surrealista de schiap, foi dali - salvador domingo felipe jacinto dalí i domènech, marquês de púbol, pintor, escultor, desenhista, escritor e cineasta catalão nascido em figueres, na catalunha, em 11 de maio de 1904, e faleceu no mesmo local, no dia 23 de janeiro de 1989.
eles trabalharam juntos, e o chapéu-sapato, a bolsa em forma de telefone, o tailleur com vários bolsos em forma de gaveta e o vestido decorado com uma grande lagosta, foram obras de elsa schiaperelli produzidas durante esse período.
shocking é a cor rosa eletrizante, é seu livro de memórias, shocking life, e é o perfume de 1938, do frasco com formato de dorso feminino, cuja modelo foi mae west, desenhado por outra alma surrealista, leonor fini.
a cor de elsa schiaparelli não é, apenas, uma cor. o shocking é uma obra de arte que foi traduzida com perfeição e fidelidade por yves saint-laurent, como "uma provocação".




8 comentários:

Eduardo Buys disse...

Rê, ainda sem abrir, quando ví Não provoque rimando com Rosa Choque, ne arremeteu`ao braços de Santarrita Lee, e aos tempos da abertura de TV Mulher, com a sexóloga Marta Suplici, Marília Gabriela no comando e as imperdíveis performances de Clodovil.
Caramba, com que facilidade Você volta e meia abre o caldeirão..
Abraço, Edu

Luciana disse...

Amo essa música, amo rosa choque e adorei esse post.
Conhecia o termo fúcsia, mas não sabia que era dos anos 70.
Beijos, Re, vou fazer de conta que a música da Rita Lee foi em minha homenagem hoje.

beijos!

Juan Trasmonte disse...

Beleza, amiga. Adorei o ponto e a originalidade do teu texto.
Parabens
beijos

requeri disse...

obrigada pela visita e perdão, lu, pelo ato falho do esquecimento ... o trabalho ta pesado no site e hj cedo eu disse pro zé .... tem alguém fazedno niver???? ele não soube responder ... rsrsrs ...

o fucsia não é de 1970, de 1970 é o shocking da elsa schiaperelli ... o fucsia é do século XVI .... o leonard viveu em 1500 sei lá quanto ...... bj.

Paulo Pinto Pereira disse...

Minha querida amiga, gostei muito do post: diferente!
Bjs!

Paulo Pinto Pereira disse...

Minha querida amiga, gostei muito do post: diferente!
Bjs!

Darcy Mendes disse...

Oi Re

Passei para uma visita e avisar que tem selo para vc lá no www.papocicuta.com.br

Abraços

Junior Silva disse...

Oi Rê

Adorei a aula sobre o rosa e suas facetas, nas artes e na moda!
Realmente "chocou"!!!

Beijão!

 
Template by Mara*
requeri/2010