visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

quinta-feira, março 26, 2009

petróleo da meia noite ... um tempero de vida

um músico do rock é ministro do meio ambiente e da cultura, na austrália. importante é saber que, o rock'n roll, classificado pelos arrogantes como a face marginal da música do planeta, produz o barulho dos corajosos capazes de resmungar contra as arbitrariedades, com seriedade e pertinência.
peter garrett não chama a atenção quando, no parlamento australiano, mistura-se a seus pares.
a não ser por sua altura que destaca a cabeça raspada, o músico, alí, não seria mais que um simples chefe da legação ambiental e cultural da austrália.
na casa do parlamento australiano ele discute mas não deixa de lado o espírito do músico rockeiro e ri, vez ou outra.
chapéu, camisas estampas, coloridas e cachecol torneando o rosto do vocalista do
midnight oil caíram pra dar lugar a trajes de ministro do meio ambiente, do patrimônio e das artes desde que venceram os trabalhistas, em 2007.

os quase 2 metros do green giant, porém, voltaram ao palco em camberra, recentemente, como vocalista do
oil. como tal, ele atuou por 26 longos e felizes anos - a banda encerrou carreira em 2002 - cantando, dançando como uma marionete, ritmada e escandalosa, opondo-se aos estragos do meio ambiente, defendendo aborígenes.
hoje, como ministro e como porta-voz dos trabalhistas, ele continua, oficialmente, a berrar pelo meio ambiente, e diz que a política é mais divertida que uma turnê de rock.

“Gostei muito do meu tempo na estrada com o Oil. Poder passar um tempo aqui na comunidade, como membro da linha de frente do Partido Trabalhista (...), é um tremendo privilégio”.

o concerto antinuclear do oil, in front of os portais da exxon, em new york, em 1989, março, foi cantado dentro da caçamba de um caminhão.

por quê???
um petroleiro da exxon, bateu num iceberg, deixando vazar 10 milhões de litros do produto nas águas do alaska.



foi o maior acidente ecológico que se tem notícia.
outro na mina de urânio de jabiluka, lá longe, no norte da austrália foram as mais clamorosas apresentações do oil.
"O Midnight Oil nunca foi sexo, drogas e rock and roll", diz mark dodshon, na biografia do oil.
e digo eu, sua cantoria é contra as mazelas do desmatamento e da energia nuclear.a ignorância sobre política ambiental australiana em seus meandros, me põe a matutar sobre uma questão: como se vira um ministro quando precisa balancear o pensamento de seu partido com o que defende seu ministério, ou melhor ainda, seus próprios pensamentos e princípios??? o partido trabalhista, por exemplo, incentiva que a austrália exporte urânio em nome da solução pragmática para o aquecimento global.

em sidney, o bairro manoubra despojou-se de sua presença em favor do escritório abarrotado de livros sobre meio ambiente, que ele mantém em camberra.
é alí que ele maquina idéias para combater a caça a baleia. foi naquela cidade que ele começou como vocalista do oil, depois de responder ao anúncio de que uma banda buscava um vocalista.
"Pete entrou, com um ar verdadeiramente intimidador. (...) E começou a improvisar. O que ele fazia era verdadeiramente único"
. palavras de jim moginie - outro taurino no rock - guitarra e teclado do oil.

pelos
aborígenes o midnight oil já realizou diabruras e travessuras nada doces aos olhos dos desinteressados em preservar o meio ambiente, com responsabilidade.
no encerramento das olimpíadas de sidney, por exemplo, cantando para o mundo todo em defesa dos aborígenes, os músicos da banda exaltaram os ânimos de autoridades pouco interessadas em se desculpar por desmandos contra os nativos australianos, cantando beds are burning vestindo camisetas pretas com a inscrição sorry estampada nelas. a alusão estava clara, as desculpas eram ao povo aborígene, e os homens do poder tiveram que engolir a afronta.

o oil, o garrett, os aborígenes levam-me a feliz lembrança do filme que werner herzog dirigiu em 1984, o país onde sonham as formigas verdes
e que eu conheci no final da década de 1980, numa daquelas compulsivamente intermináveis incursões em meio a prateleiras de alguma vídeo locadora.A CARREIRA
1953
Nasce em Wahroonga, ao norte de Sidney (Austrália)
1973
Junta-se aos músicos que se tornariam o Midnight Oil
1984
Candidato às eleições ao Senado pelo Partido do Desarmamento Nuclear
1987
Lançamento do disco "Diesel and Dust", com a faixa-título "Beds are Burning"
2004
Eleito deputado trabalhista pelo distrito de Kingsford Smith (Sidney)
2007
Nomeado ministro do Meio-Ambiente, Patrimônio e Artes

truganini, em homenagem à última aborigene da tasmânia que, no início do século XX, foi acorrentada e exposta como peça de museu vivo. morreu após uma greve de fome.
os aborígenes tasmanianos foram caçados, confinados e exterminados lenta e sistematicamente, cada homem, mulher e criança. os cientistas vitorianos enlouquecidos mutilaram, enterraram, escavaram e voltaram a enterrar os restos daquela gente como se fossem troféus, como curiosidades que só se prestavam aos shows de horrores ou aos museus. truganini, horrorizada, com seu destino fez seus carrascos brancos prometerem que seu corpo seria jogado no mar. é claro, eles não cumpriram.aqui, na foto, truganini, a primeira na banda direita do monitor, é um dos quatro últimos aborígenes da tasmânia.

6 comentários:

Luciana disse...

Hj tem de tudo, Re: história,rock, biografia, política...
Eu diria que é um post mil e uma utilidades.
Gostei muito!
Bom final de semana!
A gente se vê!

beijos!

requeri disse...

e cinema ... rsrsrs .... obrigada lu ... o site ta ficando 10 e logo eu apareço. beijo.

clubedoalgodao disse...

Fiquei fora da net por uns tempos.Desanimo momentâneo.Esta de visual novo, muito bom mesmo.A imagem acima é nota dez,bem organizado.Perfeito, com conteúdo, parabéns!
Um abraço

Juan Trasmonte disse...

Adorei a crônica do Garrett, Regina! Muito legal. Pra ele deve ser complicado mesmo lidar com as idéias e os interesses criados.
bjs do gringo

Anônimo disse...

Ei .... gostei do blog ...é super criativo.....
Parabéns ....
Vc é uma ótima aluna .... já lhe disseram isto??????

Adivinha quem é ?????

requeri disse...

teacher!!!!! agora sim!!! antes vc estava escrevendo onde???? lá fora???? beijo e obrigada .... se vc não fosse boa fissora eu não seria boa aluna .... bj e melhora logo. rê.

 
Template by Mara*
requeri/2010