visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

quinta-feira, maio 14, 2009

woodstock - three days, three days, man!!!

a paz em woodstockentão, como eu dizia no texto anterior, quando chegou a vez de carlos santana o show foi, acima de tudo, do baterista, um ilustre desconhecido de apenas 17 anos, cheio de competência, michael shrieve ... conheça o cara, aqui.

bethel, uma cidadezinha de 2.300 habitantes, recebeu 500.000 visitantes naquele final de semana.
os organizadores esperavam 10 vezes menos aquela quantidade de público, e bolsões de alimentação gratuitos foram criados, quando eles se depararam com aquele mundo de gente. cidades vizinhas doaram frutas, enlatados e sanduíches.

a comunicação só não se tornou impossível, porque os ânimos jovens não conhecem impedimentos. um telefonema acontecia depois de, no mínimo, duas horas de espera na fila do telefone. o mural de recados foi a solução para a comunicação nos limites do festival, já que ele funcionou como meio de encontro de amigos, transação de carona, etc. a imprensa tinha estacionamento exclusivo, mas, para cumprir seu trabalho, através do envio de fotos e notícias os repórteres precisavam se deslocar até as cidades vizinhas.
foram 100 prisões por uso de droga e 6 mil atendimentos médicos. a atitude da polícia e do pessoal contratado para segurança, não usou de todo rigor porque a quantidade de gente fugia do seu controle, mesmo assim, não houveram casos de violência, em nenhum momento. as 3 mortes que ocorreram foram, uma por overdose, outra por ruptura do apêndice e a terceira pessoa morreu atropelada por um trator, enquanto dormia, deitada no campo.

woodstock, o acontecimento musical que a revista rolling stone destaca como um dos 50 mais importantes do rock - ... e eu diria o mais importante da música do planeta - fez pousar uma estrela brilhante na carreira da maioria dos 32 músicos que lá estiveram ... jefferson airplane, sly & the familly stone, joe cocker, jimi hendrix, crosby, stills, nash & young - three days, three days men!!! disse stills - veja aqui - janis joplin, the who, richie havens, joan baez, creedence clearwater revival, ten years after.
a participação do ten years after, a guitarra de alvin lee marcou a carreira da banda pra sempre, mesmo depois do que foi publicado no whiplash, dito pelo loiro:

"Muitas pessoas acham que o TEN YEARS AFTER só existiu e aconteceu por causa de Woodstock e, na verdade, aquela performance nossa foi apenas razoável (...). JIMI HENDRIX e outros arrasaram, nós não. É inegável que ficamos realmente famosos depois do festival e do filme. Porém, para mim, aquilo foi o começo do fim.".

nada melhor do que conferir através do vídeo, aqui.

jeff beck ia mas desistiu e aquele final de semana foi o mais rockeiro da minha, e da estória de todos os amantes dessa música incrível.
a chuva castigou aquela multidão, mas os shows foram o antídoto secante no coração de todos. claro, que só pudemos ouvir, em 1970, através do lp posto pra vender nas melhores casas do ramo.
os dias 15, 16, 17, 18 e 19 de agosto foram o final de semana prolongado do rock que, na ausência de jeff beck, pôde expôr, tranquilamente, guitarristas de marca: santana, jhendrix, alvin lee, aos quais eu me atrevo juntar richie havens, uma guitarra acústica que prescinde de outro acompanhamento. e não???





a data oficial do término do festival, domingo, 18 de agosto, não foi cumprida e muita gente ficou pra ver, por exemplo, jhendrix que se apresentou na segunda, 19, pela manhã, às 9h00.

é isso.

requeri

2 comentários:

Victor S. Gomez disse...

Poucas pessoas falam sobre Woodstock, marcou uma época. Uma época de inocência, de acreditarmos que podíamos mudar o mundo, uma época de paz e amor, para nós. Pena que na época eu só tinha 13 anos, senão com certeza eu teria dado um jeito de ir até lá. Mas tive uma compensação assisti a estréia de Easy Rider e Midnight Cowboy, no Rio, eu acho que tinha apenas 17 anos, e estive também no 1º festival de Aguas claras. Beijos

Carlinhos Medeiros disse...

O Blogue está cada vez melhor. Passei para te fazer uma visita e dizer que o link que você fez para nossa bodega (obrigado) está errado. Ele originou um rss inválido. Ao clicar nele vai apontar "blogue não encontrado". O verdadeiro link rss é este: http://feeds2.feedburner.com/BodegaCultural

Abraços e vamos que vamos.
Seu criado.

 
Template by Mara*
requeri/2010