visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

quarta-feira, maio 13, 2009

woodstock

a paz em woodstockmuita gente - 500.000 pessoas - muita chuva, muita lama - por isso frank zappa recusou o convite - muita droga, muito rock'n roll, foi o que prevaleceu entre 15 e 18 de agosto de 1969, na fazenda de max yasgur, em bethel, new york.

naquele ano, o último da melhor década, a contracultura não media esforços. palavras de ordem contra guerra do vietnã e capitalismo, pelo amor livre, pela vida em comunidade, pela libertação feminina explodiam na cabeça da gente.

a outra metade do povo americano seguia na contramão.
um mês antes do festival, os televizinhos do mundo inteiro assistiram ao outro lado da medalha: a primeira pisada do homem na lua.

foi então que dois moços riquinhos artie kornfeld e john p. roberts, publicaram um anúncio, em dois jornais da cidade de ny, ao qual outros dois moços, não tão riquinhos, michael lang, promotor de eventos e artie kornfeld, funcionário da capitol records responderam. dizia o anúncio: jovens com capital ilimitado buscam oportunidades de investimento legítimas e interessantes e propostas de negócios.

os quatro se entenderam, fundaram a woodstock ventures inc. e começaram a contratar as bandas por valores equivalentes ao dobro do que elas recebiam habitualmente e a fazer um certo barulho propagando a festa.

a paz em woodstock woodstock/ny foi escolhida porque alguns músicos perambulavam por lá - bdylan e jhendrix, por exemplo.

no entanto, um mês antes do início do festival, algumas leis proibiram o festival e os organizadores tiveram que optar pela fazenda de max yasgur, em bethel, distante 160 km de new york. mesmo assim, o nome woodstock permaneceu.
aquilo que havia sido programado para ser um festival para 50.000 pessoas ganhou proporções impensadas e, no início de agosto, 200.000 ingressos haviam sido vendidos.
chegado o dia do início da festa foi impossível controlar a entrada das pessoas. muito mais que a metade da multidão presente assistiu ao festival gratuitamente, pois, os próprios organizadores acharam por bem que fosse assim. as cercas foram derrubadas, sumiram e o povo chegou.
as estradas não suportaram o volume de carros que foram abandonados no caminho e as pessoas seguiram a pé.
na última hora foram contratados helicópteros para transportar os artistas que, com as estradas bloqueadas pelos carros abandonados, não tinham como chegar.
enfim, diriam alguns, woodstock foi um verdadeiro fracasso a não ser pela música que rolou por lá.
que fracasso, que nada!!! em nome da contracultura valia tudo e a organização de woodstock, neste ponto, foi perfeita, principalmente porque imperou a espontaneidade. dá pra acreditar que coisas assim podem ocorrer espontaneamente??? pois, em woodstock foi assim. o sucesso do fracasso.
um dos meus amores do woodstock é o concerto de carlos santana e do baterista, mike shrieve.

nos próximos meses, até 18 de agosto, estarei publicando textos e histórias de woodstock, o menino dos meus olhos, todos dedicados ao meu menino, o benhê.

é isso.


requeri

6 comentários:

Cris disse...

Excelente artigo, lembro da primeira vez que Carlos Santana esteve no Brasil, no Maracanazinho, e eu estava lá, foi um show inesquecível.

Cris

requeri disse...

cris, mas o show, daquela vez, em 1969 foi, acima de tudo, do baterista, um ilustre desconhecido de apenas 17 anos ... cheio de competência. bj.

Jorge Fortunato disse...

Oi Rê
Woodstock 40 anos depois ... muito tempo né? Mas ninguém esquece e será sempre lembrado. Nem querendo conseguem fazer algo igual.
Bj
Dia 05/06 tô em SP.

dicadedica disse...

Olá, você tem o perfil que estou procurando, te convido a contribuir com o meu blog, passa lá para mais detalhes, te adianto que é algo bom realmente para ambos!!!

Obrigado pela atenção e sucesso!

http://dicadedica.blogspot.com/2009/05/dicadedica-convidou-voce-para.html

requeri disse...

explique-se ...

Mikasmi disse...

Fantástico o Santana. Ainda hoje é dos meus preferidos.
Tens razão o baterista é uma bomba é de arrepiar.
Abraços e parabéns por mais uma selecção da maior qualidade

 
Template by Mara*
requeri/2010