visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

terça-feira, junho 02, 2009

o efeito borboleta, a teoria do caos, a vida e o cinema ...


que fique bem claro - eu - sei sobre rock e cinema mas não me nego a bisbilhotar em outras regiões não tão humanas.

na melhor das décadas, a de 1960, um matemático, meteorologista, edward lorenz descobriu que ocorrências simples podem gerar, no futuro, um comportamento inexplicavelmente descontrolado, ou seja, qualquer ação, simples, de qualquer ser vivente, pode resultar em outra, tempos depois ... e foi testando um programa de computador, simulador dos movimentos de massas de ar, que ele fez tal descoberta.

a teoria do caos que lorenz desvendou foi a primeira lembrança que me ocorreu ao chegar da notícia sobre o avião espatifado no ar por, presume-se, alguma ocorrência meteorológica tão prevista quanto surpreendente, capaz de desmantelar um equipamento programado para prever e/ou evitar tamanho desastre.

não procede??? mas foi por onde viajei.
junte-se a tudo isso, uma referência cinematográfica à obra de eric bress, de 2004, que está sendo reprisada por um certo canal da tv paga, "the butterfly effect" -
trailer - atente para o original, e fuja das sequências 2, 3 ... caso queira manter-se ou iniciar-se como um cinéfilo feliz.

a personagem de ashton kutcher, evan treborn, um estudante de psicologia enfrentou, na infância e adolescência, alguns problemas de saúde durante os quais sofria desmaios e bloqueios de memória. ao reencontrar seu amor de infância, kayleigh, personagem de amy smart, evan consegue enviar sua consciência adulta para o passado com a simples leitura de um diário. com isso, ele altera atitudes e muda completamente o seu e o destino de todos à sua volta. porém, interferir no passado, não lhe permite controlar o futuro. hear you me, ouça, é uma das canções da soundtrack do filme.

explico: segundo lorenz, o fundamento da teoria do caos é que, o bater das asas de uma borboleta, num ponto qualquer do planeta, pode causar, tempos e tempos depois ou nem tanto tempo depois, um enorme rebuliço em outro ponto muito distante do primeiro - o efeito borboleta.
tudo começou quando lorenz teclou um dos números dos cálculos da máquina, retirando algumas casas decimais. a expectativa era que o resultado tivesse mudanças insignificantes mas, a pequena alteração, causou enorme transformação no padrão das massas de ar.

o que tem a ver com quê???

na década seguinte, a de 1970, benoit mandelbrot percebeu que lorenz havia formulado equações coincidentes com as dos fractais - formas geométricas da natureza - com as quais ele, mandelbrot, havia trabalhado. misturando isto e aquilo, conclui-se que a
teoria do caos é o fundamento de tudo que ocorre no universo.


5 comentários:

Teka disse...

Requeri minha Linda!!!

Tudo em ti procede...rs!!!

Uma pedrinha lançada num lago "ecoa" em ondas.

Beijo, boa semana!

requeri disse...

em muitas ondas, e mais ondas, e mais ondas, e mais ondas ... e a areia do fundo do lago fica alvoroçada ... um verdadeiro caos ... bj.

Cris disse...

Requeri,

Levando em consideração que tudo no mundo emana uma energia e que essa energia não é estática, já posso até sentir o reboliço.

Cris

Sissym disse...

O comentario da Teka é muito interessante, pq realmente o efeito na água ecoa distante, tal como um abalo longinquo pode levar ondas gigantescas em direções contrarias.

Eu tenho vontade de fazer regressão, com o sofrimento que passei recentemente, fiquei com bloqueios de memoria, com dificuldade de memorizar, acho que seria muito bom para melhorar a qualidade de vida futura.

Mexer no passado pode sim ocasionar mudanças bruscas e imprevisiveis para frente.

requeri disse...

sem dúvida ... asas de borboleta e as ondas provocadas por uma pedrinha lançada num lago ... qq dia publico este texro novamente juntando mais detalhes ... é sempre bom relembrar e demonstrar essas coisas ...

 
Template by Mara*
requeri/2010