visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

quinta-feira, julho 23, 2009

chovendo no molhado ... john fogerty é a voz e a guitarra do creedence clear water revival

hoje visitei um blogg do jenninho, um lobo na estrada do rock, e ele homenageia don henley, a voz do eagles/hotel california, aniversariante de ontem, dia 22 de julho - gostaria de me ater a esse preciosismo, e cuidar dos aniversários dos meus ídolos. lembrar eu lembro, dias depois.

john fogerty -
aqui tem muito mais - é um desses caras que doaram sua voz e guitarra à música/rock pra sempre.
um gênio, a idéia soberana de rejuvenescimento.
aos que pensarem besteira - eu - digo: impossível enxergar ou ouvir john fogerty como cafona ou ultrapassado. nem pensar!!! vigoroso, envolvente, timbres tradicionais e atuais, seu toque e sua voz são a marca do creedence, ou melhor, o creedence clear water revival levava sua marca. nós é que não sabíamos. a caipirice do creedence era cedida por john fogerty, caipira nato e de vocação.
imagem berkeley/california/usa - dá 2 clicks na imagem da cidade - encantada, desenhou em seus limites, quando nasceu john fogerty, aos 28 de maio de 1945, um novo nível de realidade musical, uma boa proposta de mundo/arte/rock, e a estória da música endossou e consagrou um músico-do-caralho, um dos mais interessantes e estimulantes de sua época, aquela geração sessentista e consagrada. a melhor das décadas, a de 1960, foi a década mais melodiosa, o centro nervoso do que melhor a música/rock produziu, e mostrou.

em 1972, quando o creedence clear water revival acabou, john fogerty surtou, e para se manter íntegro fisica, moral, intelectual e musicalmente criou um álbum caipira sob o pseudônimo de the blue ridge rangers. todas as canções, inclusive jambalaya, tiveram o próprio fogerty tocando todos os instrumentos ... até bateria!!!


john fogerty - don't you wish it was true

john fogerty - have you ever seen the rain?

creedence - down on the corner

no século XXI, a revista rolling stone coloca john fogerty no nicho # 40 dos melhores guitarristas do mundo e de todos os séculos. a mais completa constatação da verdade, não fosse ele ocupar, aqui no rebloggando, um dos 5 nichos de guitarristas dentro do padrão de excelência irrefutável.

Um comentário:

Helio Jenné disse...

Oi Requeri, seu Re...Bloggando aborda a história do rock sob a ótica opinativa e muito criativa da dona do blog. John Fogerty foi o genial cabeção do CCR e tenha certeza, que essas bandas citadas aqui formataram o rock e jamais serão esquecidas.
Beijos e grato pela citação!

 
Template by Mara*
requeri/2010