visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

terça-feira, agosto 18, 2009

peter, paul & mary

imagemas músicas agregadas a este texto não serão tocadas à revelia, pra evitar que alguém saia pisando duro. sendo assim, aconselho ouvirem as canções das caixinhas do ijigg espalhadas por aqui, pra completar a graça do texto dedicado a pp&m.





peter, paul & mary, guardados há anos no fundo da minha mochila, estão em plena órbita com a tournée de verão/2009 mas a grande descoberta de 50 anos passados está, temporariamente, a meia voz.
a
mary rose-anna travers faz tratamento de saúde - leucemia, diagnosticada em 2004.
sendo assim, peter yarrow e
noel "paul" stookey saíram cantando, verão afora, destruindo casebres lá pelas bandas dos usa, que é pra peteca não despencar.
por várias e óbvias razões, dei asas à tietagem, deixei uma mensagem no
guestbook da mary travers.


mary travers é uma das 5 vozes femininas que circulam livres pelo lar, sem qualquer espécie de restrição. qualquer dia, qualquer hora, qualquer temperatura, condição atmosférica, humor, ... mama cass elliot, mary rose-anna travers, elis regina, paula toller e karen carpenter. os outros 50% são dedicados a uma vasta coleção de vozes masculinas.



peter, paul e mary representam parte da minha estória, representam a juventude dourada da melhor das décadas. são a melhor recompensa por todos esses anos de dedicação à música/rock.



pp&m parecem saídos de outra dimensão, soam à erudição de um coral regrado e bem regido, um som único em matéria de arte musical. simples, dicção perfeita, tudo no lugar.
se eu fosse escolher uma só imagem e um só som para a música do meu tempo, eu escolheria peter, paul and mary.
o tesão que envolve sua música está, talvez, na possibilidade de cantar junto - hoje em dia, nem tanto, mas houve época em que eu avaliava a música como a de conseguir cantar junto, e a de não conseguir cantar junto. sua música doa a permissão de criar com eles, numa cantoria apoteótica de segundas e terceiras vozes. fácil de resolver.
eles são instrumentalmente modernos e urbanos, caseiros e transcendentes, uma música tipicamente americana com trejeitos das melhores raízes celtas. cordas perfeitas. ela ecoa ao sabor cancionista dos hyppies dos anos da melhor década - 1960 - assim como sonoriza atualidade, é atemporal.


9 comentários:

Cris disse...

Muito boommmmm! Mais um presente que você nos dá. Vou procurar tudo a respeito e ouvir, é claro.

Beijoca

Hapi disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

Luciana P. disse...

Oi, Re,
Passando e parando pra ouvir um pouco de música diferente.
Ando meio "sem som" ultimamente. Aí pensei, pra ouvir alguma coisa boa, vou na Re.
Sábado frio, chato, cinza e solitário, mas com música.


Beijos!

Liga da Moda disse...

Quero te agredecer por ter dado a dica no Dicas Blogs sobre música. O blog não fica "pesado" com o autoplay das canções.

Equipe Ligada Moda

Obs: Tens um espaço super legal, parabéns!!

Jorge Fortunato disse...

Hello
Que bom chegar aqui e enontrar PP&M. ão é mesmo da mina época,ma foi um som que ouvi gostei desde o início e não paro de ouvir. Duas músicas são espciais para mim "If I had a hammer" e "Leaving on a jet plane", esta eu uço repetidas vezes.
Beijos
Jore

Michel disse...

Quer dizer então que o rodando pelo mundo entrou para a tribuna de honra?? E com muita honra agradeço pela mensagem e pelo carinho!
A mensagem é breve porque quero curtir tanto material que tem aqui no blog! E o link será recíproco, pode ter certeza!
Abraços e paz!
Michel
www.rodandopelomundo.com

Nina disse...

Poxa, você tem um ótimo gosto musical que eu, com meus 31 anos, não sabia ser tão bom assim. Parabéns!

Irei procurar saber mais deste trio. ^.^

Nina disse...

Música boa e de boa qualidade. Eu, nestes 31 anos, não os conhecia e pode ter certeza que já estará no meu rádio portátil.
Obrigada!

Daniela Figueiredo disse...

Nossa, amei! E eu te digo que Rebloggando é cultura! Não conhecia Peter, Paul e Mary. Adorei saber do iJigg.com, ainda não descobri como se coloca música lá, mas aprendo. Depois que o mp3tube sumiu, fiquei perdida com sites que oferecem o html das músicas para colocarmos no blog. Beijos, Rê!

 
Template by Mara*
requeri/2010