visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

quarta-feira, agosto 05, 2009

a vida é um milagre

imagem

emir kusturica, assim como toda sua obra, me leva a pensamentos desesperados sempre que um atrevimento descontrolado permeia minha inteligência, ou seja, pensar, organizar, por em prática, um escrito com seu nome e seus feitos. e isso sempre ocorre quando um de seus filmes desfila sob meu olhar cinéfilo, e faminto da arte inescrupulosamente desordenada e perfeita de kustu.
não sei se vou conseguir dizer tudo sobre o que vou dizer. são, cinema e música no maior enrosco, e tão plenamente ...

emir kusturica - o cinema - tornou-me uma pessoa mais sabida, mais chata e mais cheia de culpa. uma das minhas culpas cinéfilas, das maiores das minhas culpas cinéfilas, é não ter sido fisgada por ele desde seu início, desde 1973, quando ainda cursava a famu, academia cinematográfica de praga.

maradona par kusturica - 2009
mano chao canta pro maradona de kusturica - leia e assista, aqui - emir kusturica convidou mano chao para fazer a música do filme/documentário, que relata a vida do técnico da seleção argentina. a palavra tômbola é usada na canção, como sinônimo de mais ou menos sorte na vida. no brasil, é um jogo, o bingo.
promise me this - zavet - 2007
a vida é um milagre -
zivot je cudo - 2004 - música de kusturica, exemplar.
super 8 - 2001
gato preto, gato branco - crna macka, beli macorc - 1998
underground - mentiras de guerra -
underground - 1995
arizona dream - 1993
0 tempo dos ciganos - dom za vesanje - 1988
quando papai saiu em viagem de negócios - otac na sluzbenom putu - 1985
você se lembra de dolly bell? - sjećas li se, dolly bell? - 1981
bar titanic - bifet titanik - 1980
as noivas estão chegando - nevjeste dolaze - 1979
guernica - 1978 - curta-metragem

........ emir kusturica - a música - do conjunto emir kusturica & the no smoking orchestra ... pasmem!!! é uma das atitudes musicais mais corajosas e contundentes do nosso tempo. the no smoking orchestra - zabranjeno pusenje/new primitivism - é de sarajevo, foi criada na década de 1980. a banda fazia apoio ao movimento de oposição a tito.



........
após vários sucessos nacionais e inevitável perseguição política no início dos anos 1990 - guerra dos balcãs - a no smoking saiu de belgrado, mas retornou em 1994 com músicos novos, inclusive o baterista stribor kusturica, irmão de emir kusturica.
a
no smoking orchjestra faz um som mágico, insampleável - esta eu acabo de inventar??? - inovador. instrumentos, vozes e espectros de origem mais autêntica dispostos a invadir melodias muito, muito bem concebidas, como se essa fosse a última sonoridade a ser feita antes do apocalipse, e que nos faz imaginar alguns retratos bem loucos, aqueles que ele consegue transformar em personagem de seus filmes. retratos-filmes ... negativos que mostram a casa mágica da música ou a casa mágica da melhor imagem.

como dá pra notar, a tietagem é forte mas pode não dar conta de tanta estória.

aqui no rebloggando, o que se sabe, é o que andam dizendo nas esquinas.

a força, a delicadeza, a magia do realismo de kusturica, vão levar o prêmio 81/2 do festival de cinema de turim, em novembro p.f.
o prêmio, criado em homenagem a fellini, vai ser entregue a kustu por ... sua linguagem renovadora e sua capacidade de criar novas tendências no cinema moderno ...
viu, só??? bem que eu tive certeza que seria difícil escrever aqui, hoje, sobre essa estória de cineasta/músico sérvio da felicidade e das visões com ... cheiros especiais.
em 13 de novembro tem início o festival de turim, e vai ser na inauguração, que kusturica receberá o prêmio, das mãos de gianni amelio, diretor do evento.

só mais esta: johnny depp e pancho villa estarão na mesma pele em seven friends of pancho villa and a woman with six fingers, sob a orientação de emir kusturica.

“johnny - que kustu considera o rei de hollywood - e eu somos amigos de longa data. estávamos juntos, conversando muito e refrescando a memória. quando eu mostrei o roteiro escrito por gordan mihic, ele disse que queria o papel de qualquer maneira”


o elenco de seven friends of pancho villa and a woman with six finger, locado na sérvia, na espanha, no méxico, vai fixar olhar sobre villa e sua participação, fundamental, na revolução mexicana, movimento popular, anti-imperialista e anti-latifundiário, ocorrida entre 1910 e 1917.

explico: samplear é o mesmo que utilizar trechos de registros sonoros já existentes, para montar uma nova composição, geralmente, musical. samplear não é roubar.


o que eu upei, você pode ouvir e/ou levar.


3 comentários:

Sissym disse...

Rê, a vida realmente é um milagre. Eu estou apaixonada sim, um cara super bacana e amante de música. Bom papo... nossa é a minha metade.

Beijos...

Daniela Figueiredo disse...

Não conhecia sobre Kusturica, gostei! Adoro esses sons dos anos 70, os clipes são ótimos. Pena não entender muito de música para fazer um bom comentário. E, sim, acho que tu inventaste o insampleável! hahahaha. Beijos.

comofazerweb.com disse...

Oi mocinha, sói estou testando o openid, grande bjo!!!

 
Template by Mara*
requeri/2010