visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

domingo, fevereiro 21, 2010

a harmonia da runrig

em 28 de agosto de 2008, o rebloggando disse assim ...

o rock íntimo, acústico - inegável que rock, em qualquer circunstância, é pra ser ouvido em alto e bom som - vale um bom prato de alimento pra alma, inclusive, pra almas hereges.
mas, a apoteose rockeira, aquela que faz o coração bater muito mais forte, muita voz grandiosa, guitarra, bateria, acordeon, teclados, palmas públicas em profusão é o que faz um milhão de almas serem, fartamente, alimentadas de pura alegria.
runrig, uma banda do autêntico celtic rock, fundada em 1973, na hebrides escocesa, pelos irmãos rory e calum macdonald, faz isso. aos primeiros acordes daquela fartura de sons, claros, tudo no lugar, nota por nota, legível, cantável, porém, de uma grandiosidade alucinante, o público vai à loucura e nada passa por ela sem movimentar todos os ossos do esqueleto.

senta que lá vem um pequeno resumo da estória:
na irlanda e na escócia, o rock inglês, mais precisamente o folk-rock inglês, que aqui eu represento através da deliciosa steeleye span, tomou a forma de celtic rock e as primeiras manifestações de mais essa vertente do rock'n roll foram sentidas na escócia, no início da década de 60, dizem alguns. no entanto, a primeira banda a ficar famosa tocando o rock'n roll que mistura guitarra, baixo e bateria com o banjo, a flauta, o acordeon foi a sweeney's men em 1968. não são muitas que, como a runrig, usam a uilleann pipe ou, como conhecemos, a gaita de fole.
as cidades da escócia e irlanda eram comunidades pequenas onde o povo se divertia dançando nos finais de semana. as bandas tradicionais tocavam utilizando os instrumentos aos quais estavam habituadas. todos os membros das comunidades participavam da festa, desde o mais jovem até o mais velho. as bandas, por sua vez, tocavam o que agradasse a todos.
a mudança que a música do mundo sofreu após a década de 50, mais ainda nos anos 60, chegou às pequenas cidades daqueles países e as bandas tiveram que acompanhar a mudança. foi assim que, tendo os jovens passado a gostar de rock, os músicos locais atendiam ao apelo fazendo uso do que tinham em mãos, ou seja, tocar rock sem os instrumentos certos e, conseqüentemente, fundindo-o com a graça da música com a qual estavam acostumados.
o celtic rock, originalmente, combina elementos da música celta com rock'n roll juntando os velhos instrumentos aos introduzidos pelo rock.
no entanto, passada a fase do banho morno as tendências começaram a ser estabelecidas, algumas bandas permaneciam com características celtas, como runrig ou, mais recentemente, the corrs, the cranberries e outras não, como o u2, dado à luz em 1975.
recentemente foi realizada uma votação, na escócia, para que fossem escolhidas as melhores bandas regionais. a runrig ficou com a vaga 21 ... injustiça!!!

Nenhum comentário:

 
Template by Mara*
requeri/2010