visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

sexta-feira, outubro 19, 2012

aztec two-step - histórias maravilhosas do meu rock'n roll

o rebloggando começa explicando:
o movimento beat, foi um movimento literário originado em meados dos anos 1950 por um grupo de jovens intelectuais que estavam cansados da mesmice corretinha e chatinha instalada nos usa, após a segunda guerra mundial, e reivindicava sobre a consciência da nação.
o objetivo era se expressarem livremente e contarem suas histórias sobre como viam o mundo. esses escritores começaram a produzir desenfreadamente, muitas vezes movidos a drogas, álcool, sexo livre e jazz – o gênero musical que mais inspirou os beats. além de escrever, esse grupo de amigos estava sempre junto, compondo, viajando, bebendo e, por vezes, transando em grupo.
o movimento beat alcançou outras formas de arte, mas com menos impacto. na literatura, durou entre 1944 e 1959.

o the beat museum, é por aqui

atenção!!! jamais confundir com beatnik, que não é um sinônimo, mas um termo desdenhoso criado pela mídia da época, para designar jovens que copiavam o estilo beat.
neste final de semana, com o aztec two-step tocando alto e ininterruptamente aqui do lado, me arrisquei a narrar um trecho do passado da música, talvez do meu também, e aqui perdoem-me, este blog é pessoal. aqui vai um bom tanto da rock music, o duo rex fowler and neal shulman, o aztec two-step - aztectwostep.com.

eles tomaram o seu nome de um poema de lawrence ferlinghetti - see it was like this whene - o maior expoente vivo do beat, salvo!!! talvez, por nunca ter levado o mesmo estilo de vida desenfreado que os outros levavam.

see it was like this when
by lawrence ferlinghetti

see
it was like this when
we waltz into this place.
a couple of papish cats
is doing an Aztec two-step and I says
dad let’s cut
but then this dame
comes up behind me see
and says
you and me could really exist
wow I says
only the next day
she has bad teeth
and really hates
poetry


em compensação, sem a coragem de lawrence ferlinghetti, nunca conheceríamos as loucuras de seus colegas: sua editora, a city lights, fundada por ele em san francisco em 1951, publicou as principais obras do movimento. algumas das obras lançadas pela city lights, lhe deram muita dor de cabeça – ele chegou a ser preso após lançar o poema howl/uivo, de allen ginsberg, acusado de obscenidade - leia sobre o julgamento da obra de allen ginsberg, howl e quando lawrence ferlinghetti, discutiu a censura sobre howl.

o duo aztec-two step gravou, em seu primeiro álbum, o aztec two-step/1972, a primeira música escrita sobre o romance icônico de jack kerouac, on the road - a banda é descrita como a ponte para a geração beat, e nos conduz à música dos anos 1970, e bem além dali. jack kerouac é um dos exemplos mais conhecidos da literatura beat, e é dele a frase geração beat/1948, que caracteriza o movimento da juventude anti-conformista.
a obra de jack kerouac, on the road, é considerada a bíblia do movimento hippie. o blogg volta a explicar, resumidamente: durante os anos 1960, o movimento beat metamorfoseou-se para o movimento hippie.
on the road em pdf/português
curioso: jack kerouac escreveu on the road, em máquina de escrever, direto, sem pestanejar, em 3 semanas, em folhas de papel manteiga, recortadas de forma a caberem no rolo da máquina, e coladas com fita adesiva pra não precisar trocar o papel a todo instante.

por mais de quatro décadas, rex fowler e neal shulman foram compondo e tocando músicas que ajudaram a fazer a memória musical da sua - deles -/nossa geração, o tempo todo inspirando outras gerações de jovens compositores.

uma espécie de mistura de crosby, stills, nash e young, creedence clearwater revival, simon and garfunkel, o aztec two-step realizou, de cara, um feito magnífico na música, quando se pensa em quantas vezes uma banda fez alusão a duas obras literárias ao mesmo tempo, see it was like this when de lawrence ferlinghetti, e on the road de jack kerouac.

e tem mais!!!
na década de 1990, francis ford copolla ensaiou um projeto para um filme baseado no livro de jack kerouac, mas foi agora, em 2012, mais de meio século depois do lançamento do livro, que walter salles carregou pras telas o clamor libertário de jack kerouac, na estrada.

finalmente, não quero colocar vídeos do youtube neste texto. aprendi ao longo de todos estes anos como dona de blogg, que o youtube não nos protege e, sem mais aquelas, retira o vídeo descaradamente.
sendo assim, como meio de segurança pra reputação do blogg, prefiro disponibilizar a página no youtube, onde é possível assistir aos vídeos da banda - vídeos youtube/aztec two step.

a música como forma de arte vai sempre perdurar. o rock'n roll, música, é eterno, completo, inigualável, um elevamento inquieto, dinâmico, que influi pra desestabilizar as emoções, ... o dueto aztec two step, representa o divino senso melódico do rock'n roll.
requeri/regina claudia

Nenhum comentário:

 
Template by Mara*
requeri/2010