visite outros bloggs requeri: assadeira manga chupada

quarta-feira, novembro 20, 2013

curiosidades sobre amazing grace

os garotos do the oak ridge boys, joe bonsall, duane allen, william lee e richard sterban [mais uma paixão!!! em ordem, conforme suas posições no palco] cantam amazing grace - assista ao vídeo no final do texto - letra escrita por john newton que, em 1740, era comandante de um navio negreiro inglês, ou seja, era traficante de escravos.

certa ocasião, qdo seu navio foi fortemente afetado por uma tempestade, ele deixou o convés, um marinheiro tomou o seu lugar, foi jogado ao mar, newton se salvou, voltou ao convés, e conduziu a embarcação.
a vida segue e newtn, inspirado por esse acontecimento, convertido ao cristianismo e influenciado pelo livro imitação de cristo/thomas kempis, compôs amazing grace/sublime graça, o poema que nasceu em 1772, foi publicado em 1779, e parece impossível que tenha sido criado por um homem considerado o mais profano dos homens, um homem que tinha a boca mais suja do navio que comandava, o greyhound.

porém, uma pesquisa na biblioteca do congresso americano diz que a letra foi escrita por john newton. e a música??? compositor desconhecido!!!

musicólogos acreditam que newton ouviu a música, composta por um escravo, e ajustou seu poema amazing grace nela, uma melodia escrava. outros acreditam que amazing grace, no início, era um poema sem música, que as pessoas declamavam e mais tarde adaptado a uma canção
mas história gera história, gera história, gera história, ... e ela conta que, em 1835, o poema foi então definido como letra de uma melodia conhecida como, new britain, e compositor william walker foi quem juntou os versos de newton com, new britain, fazendo nascer a canção amazing grace. a música por trás das palavras de amazing grace foi citada pelo autor, steve turner, como um casamento feito no céu. a letra dá vida às palavras, e mexe com as emoções das pessoas.

conhecer a história por trás desta música magnífica, certamente é um privilégio.

aparecendo pela primeira vez impresso em 1779, como um olney hymns, a canção amazing grace trouxe palavras de esperança para as pessoas escravizadas e conforto aos enlutados por quase três séculos - olney hymns são hinos religiosos compostos por john newton e seu amigo, o poeta william cowper.
amazing grace é tocada em enterros de presidentes, ou de indigentes, em marchas pelos direitos civis e como tema de campanhas pelos direitos humanos.
amazing grace é a música com mais gravações na história, são mais de 3.200 gravações, e 972 arranjos musicais conhecidos.
é considerada o hino da nação cherokee, porque foi cantada no trail of tears - nome dado à limpeza étnica e transferência forçada de nativos americanos para fora de seu lugar de origem - entre 1838/1839. a primeira gravação gospel foi feito em 1926 pelo reverendo hr romlin.
arlo guthrie cantou amazing grace em woodstock.
o trecho na última estrofe, quando estive lá 10 mil anos, foi adicionado por edwin othello excell, em 1909, e foi tirado de um outro hino.

o spirituals/negro spirituals é um estilo musical escrito com as notas de cor preta do piano. tente tocar alguma, e saberá que é a pura verdade. os escravos só conheciam a escala pentatônica. escala pentatônica é o nome das notas pretas, conhecida antigamente, como escala negra ... e a música de amazing grace, também foi composta na escala pentatônica. musicólogos acreditam que amazing grace seja o mais famoso spirituals branco. os negros construíram o poder de todo o spirituals, com apenas cinco notas.

a escala pentatônica também é usada por brancos, para compôr o spirituals branco.

e, já que é assim, quando eu for pro céu, vou querer que d'us me conte, quem foi o escravo desconhecido que compôs a música de amazing grace.

amazing grace/oak ridge boys

4 comentários:

Luma Rosa disse...

Oi, Regina!
Existem muitas músicas antigas de autores desconhecidos. No passado, talvez por não ter gravações, a música era cantada e atravessa gerações, muitas vezes ao final, a letra ficava bem diferente do original.
Queria te avisar que nenhum dos links do final da postagem funcionam...
Boas festas!!
Beijus,

Helio Jenné disse...

Esse hino mexe muito comigo. Adoro! Também curto os The Oak Tree Boys. São fantásticos! Beijo, Regininha!

regina claudia brandão requeri disse...

helio jenninho, meodeos!!! vc por aqui?!?!?!?!?!!?
tb adoro amzing grace e oak ridge boys!!!
beijo!!!!!

Helio Jenné disse...

Oi Regina! Três anos depois, vim curtir o seu excelente blog. Estava com saudade dos Oak Ridge Boys. Parabéns pelo trabalho. Ah, eu errei o nome dos rapazes e, no comentário anterior os chamei de Oak Tree Boys. Confusões de um boy provecto.
Beijos!

 
Template by Mara*
requeri/2010